Sistema de Gerenciamento de Energia com Memória de Massa Distribuída

Uma das expectativas para um sistema de gerenciamento é ter uma curva de carga do ponto de medição que está sendo monitorado, como na figura:

Para o fornecimento destas informações, para cada ponto de medição, a CONERGIA tem como premissa basear sua operação em instrumentos com memória de massa.

Definição de memória de massa básica:

São intervalos de pelo menos 15 minutos para o registro do consumo de energia ativa e reativa. Para 35 dias de memória de massa, o medidor deverá, internamente, possuir 6720 canais (ou registro) de informação.

Por que 6720 canais?
1 hora = 4 intervalos de 15 minutos = 4 canais;
1 dia = 24 horas = 96 intervalos de 15 minutos = 96 canais;
35 dias = 3360 intervalos de 15 minutos = 3360 canais;

Para o registro de duas informações (energia ativa e energia reativa) = 2 x 3360 canais = 6720 canais.

 

MODO DE FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA SEM MEMÓRIA DE MASSA

Para sistemas com este tipo de operação, como apresentado na figura:

Em uma eventual falha do computador (ex: travar, computador ser desligado, programa de leitura não ser colocado em operação, etc), haverá falhas no registro das informações, como indicado na figura:Em um computador deverá estar instalado um software que realizará a leitura dos medidores (varredura) e registrando estas leituras em arquivos em disco rígido (ex: banco de dados).


SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA COM MEMÓRIA DE MASSA POR CONCENTRADOR

Trazendo um grau intangível de instabilidade ao sistema, visto que, por exemplo, poderá ocorrer que o usuário do sistema não realize o rateio de conta de energia por falha nos dados de medição.

Uma arquitetura de sistema mais robusto seria a utilização de concentradores, como na figura:

Onde o concentrador faz a varredura dos medidores e forma nele uma memória de massa.

Esta configuração elimina a falta de dados por travamento do computador, mas em caso de falha no concentrador, haverá perda de todos os dados de medição dos medidores conectados a este concentrador.

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA COM MEMÓRIA DE MASSA DISTRIBUÍDA

Na figura abaixo apresentamos a arquitetura mais robusta entre todas as descritas, onde são utilizados medidores com memória de massa (medidores certificados e também dos medidores utilizados pelas distribuidoras de energia) onde só haverá falha de medição nos pontos onde o medidor venha a parar de funcionar. Como os medidores são dotados de memória de massa, falhas como rompimento de um cabo de comunicação, parada de um computador, queima de um switch, etc, podem ser corrigidas em até 35 dias sem perda de dados de medição.

Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com a CONERGIA através de um dos endereços eletrônicos em “@conergia.com.br”.
A energia em suas mãos

Se você não deseja mais receber e-mails deste boletim, cancele seu recebimento em:
http://www.conergia.com.br/listaBoletim
Se preferir, entre em contato através de:
telefone: (92) 3343-4552 / 3343-4652
e-mail: contato@conergia.com.br